segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cine Itinerante vai ao assentamento Maceió


Em 09 de julho de 2010 o LUTEMOS leva o CINE ITINERANTE ao Assentamento Maceió. No esmaecer do dia na companhia das cores rosáceas do ocaso seguimos viagem da cidade das Pedras que Estalam, chegando à comunidade praiana, já acompanhados pelo breu da noite, a beleza encantadora do céu e os milhares, talvez, milhões de pontos luminosos que para nós permaneceram piscando durante toda a noite. (Detalhe! Ficamos em Maceió para participarmos da atividade do dia 10 pela manhã – elaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação do Campo).


O esforço realizado para chegarmos a Maceió, interpondo-se aí, o atolamento do carro num ponto de estrada bem próximo às dunas, foi recompensado pelo contentamento e o frisson que o filme NARRADORES DE JAVÉ causou àquelas pessoas: crianças, jovens, mulheres e homens de todas as idades. A fabricação do contentamento foi constatada em dois tempos, no momento do filme pelos risos e comentários sobre determinadas cenas; posterior ao filme quando a comunidade reconheceu de coração aberto e com sentimentos autênticos o quanto ações desse tipo são significativas para o engrandecimento do ser humano em sua totalidade, bem como enaltecer o espírito de quem participa.

Outro ponto de destaque da ação foi o exemplo de participação que o público demonstrou, pois, mesmo com a brisa fria da praia castigando sua pele e a nossa também, continuaram no anfiteatro da escola “Nazaré Flor” para fazer o debate sobre o filme, dando seus depoimentos repletos de sabedoria, ressaltando que a comunidade vive situações que se assemelham a narrativa fílmica.

Isso indica que os objetivos do CINE ITINERANTE estão se realizando e podem ter certeza que na memória daquela comunidade o LUTEMOS, a FACEDI, a UECE se tornaram siglas jamais esquecidas.

A exibição do filme e o debate posteriormente a exibição obteve repercussão imediata na comunidade. No dia 10 de julho pela manhã as pessoas nos cobriam de elogios e agradecimentos e seus olhares estavam mais radiantes pela oportunidade que a Universidade por via do LUTEMOS proporcionou em termos de experiência cultural.

Aproveitando esse espírito, queremos agradecer a todos e todas que acreditaram e acreditam no CINE ITINERANTE, pois é baseado nessa UTOPIA real concreta que ele continuará existindo...

NOSSO MUITO OBRIGADO!

COORDENAÇÃO COLETIVA DO LUTEMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário