quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dia Nacional de Paralisação: em Itapipoca, estudantes defendem expansão da FACEDI/UECE

Com apoio do Sinduece e Secretaria Regional Nordeste I do Andes/SN e LUTEMOS, o movimento estudantil da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI/UECE) adere ao chamamento das centrais sindicais e movimentos sociais para o Dia Nacional de Paralisação, 30 de agosto, um dia de luta em defesa da melhoria da qualidade dos serviços públicos, em especial por mais recursos para a educação. Para este dia, o movimento em Itapipoca decide paralisar as atividades acadêmicas e realizar uma manifestação na praça da matriz, com passeata saindo da faculdade a partir das 7h:00.


Contando com o apoio da comunidade local e regional e da juventude de Itapipoca, os estudantes defenderão as bandeiras gerais da classe trabalhadora e uma pauta específica pela expansão e por melhores condições para funcionamento do campus da UECE em Itapipoca, tendo como principal reivindicação a doação do prédio da FATEC (em construção) para a FACEDI.

Esta transferência de propriedade institucional possibilitaria a ampliação da oferta de mais cursos, sendo uma demanda oficial de pelo menos dez novos cursos, de acordo com Fórum Municipal de Ensino Superior, realizado na FACEDI, em 14 de abril deste ano. Com 30 anos de existência, esta faculdade pública dispõe de apenas 3 cursos de licenciatura (Pedagogia, Química e Ciências Biológicas).

O prédio da FATEC, em estado avançado de construção, integra um projeto de educação tecnológica instituído pelo governo estadual que visaria integrar o campus da FACEDI, configurando um campus multi-institucional, sob gestão compartilhada entre UECE e uma Organização Social, o CENTEC - um projeto que desenterra o modelo vocacional de ensino tecnológico pensado por Ariosto Holanda, que entrou em colapso ainda na era Tasso. Tendo uma forte rejeição por parte da comunidade facediana e com a instalação do IFCE em Itapipoca, o projeto FATEC perde o sentido e o governo o abandona, tentando repassar o prédio em construção para a esfera da União.

Os estudantes consideram que o prédio em questão é patrimônio do estado do Ceará, portanto, dos cearenses, e não aceitam a transferência proposta pelo governo. Nesta situação, defendem uma das maiores causas que a cidade e a região já conheceram, a doação do referido prédio para o campus da UECE, sendo uma defesa da expansão da universidade pública e gratuita.

Mais sobre o assunto
Estudantes da FACEDI/UECE decidem fazer manifestação no dia 30
Proposta de incorporação do campus da FACEDI/UECE ao muiticampi da FATEC/CENTEC preocupa professores e estudantes em Itapipoca



Nenhum comentário:

Postar um comentário